ENEMM'19

Sobre o ENEMM

História

O ENEMM - Encontro Nacional de Estudantes de Multimédia - é um evento que visa reunir anualmente os entusiastas da área da Multimédia, com principal foco nos estudantes do ensino superior dos cursos relacionados com a área em Portugal.

Tendo tido origem em Aveiro e passando depois por Mirandela e pela Guarda, toma lugar em Coimbra na sua 4ª edição. Este evento nasce com o objetivo de fomentar a aprendizagem e troca de ideias entre todos os seus participantes, através da criação do ambiente ideal para a promoção de networking e aquisição de conhecimentos.

2016 - Aveiro

2017 - Mirandela

2018 - Guarda

2019 - Coimbra

Conceito

Em 2016, o Encontro Nacional de Estudantes de Multimédia nasce como um espaço de debate de ideias, troca de conhecimentos e criação de ligações entre os vários intervenientes da área da Multimédia.

Após passagens por Aveiro, Mirandela e Guarda, o ENEMM chega finalmente a Coimbra, cidade dos estudantes, denominador comum para a (quase) totalidade dos Encontros Nacionais do nosso país. Mantendo-se fiel aos seus propósitos iniciais e inerentes aos seus eventos homónimos, o ENEMM regressa para mais uma edição, depois da participação de mais de 400 participantes vindos de 30 diferentes instituições.

Uma das questões centrais que norteiam a organização desta edição foca-se na definição de Multimédia e em cada um dos seus elementos singulares. Esta discussão permitiu-nos entender a Multimédia como uma área em permanente mutação e desenvolvimento, graças aos contínuos avanços na capacidade de manipulação destes mesmos elementos que motivaram o aparecimento de inúmeras diferentes aplicações, como marketing digital, holografia, web ou modelação 3D. Esta percepção motivou a escolha do tema do ENEMM’19, “Caminhos”.

Um caminho é a metáfora perfeita para o entendimento do conhecimento como um todo. A parte já percorrida representa o saber no momento presente, o resultado de todo o trabalho desenvolvido e das escolhas outrora tomadas num passado incerto, que decerto influenciam os pensadores atuais na descoberta da incógnita futura, a segunda face do conhecimento e a segunda parte dos caminhos. O olhar em frente para este desconhecido motiva o alargar dos horizontes, a ânsia do saber e de viver conscientemente os próximos passos que, mais uma vez, conduzirá a um ciclo de descobertas e decisões que irão guiar os seguintes caminhantes, tal como nós no presente passado.

É esta perspectiva que lançamos a todos os intervenientes que irão passar no ENEMM’19. Dos oradores, oriundos de uma multiplicidade de diferentes secções do mundo da Multimédia, esperamos uma visão consciente de como a evolução da Multimédia nos levou ao momento em que nos encontramos. Dos participantes, que representam o futuro próximo, esperamos o antecipar do pensamento sobre quais serão os próximos passos de todos os caminhantes deste mundo. Enquanto organização, oriundos de um mundo naturalmente tecnológico, esperamos ser o sol permanente e insistente que ilumina o trajeto de ambos os anteriores durante os próximos dias 1 a 4 de março de 2019, em Coimbra.

Coimbra

Coimbra receberá a 4ª edição do ENEMM. Marcada pela irreverência estudantil, a cidade foi obtendo espaços únicos com capacidade de acolher e transmitir aos seus estudantes e visitantes conhecimentos sem fronteiras. Esta edição do encontro terá lugar no Conservatório de Música de Coimbra.